theblackgarden

Just another WordPress.com site

Dave Grohl dezembro 8, 2011

Filed under: Rock Stars — theblackgarden @ 9:13 pm

David Eric Grohl

(Warren, 14 de Janeiro de 1969) é ex-baterista da banda Nirvana e atual vocalista e guitarrista dos Foo Fighters e baterista da bandaThem Crooked Vultures dos Estados Unidos da América.

Biografia

Sua prima Tracy, que Dave visitava constantemente em Illinois, foi a responsável por apresentar-lhe aopunk rock. Sua coleção de discos do gênero, que contava com bandas de todo o mundo, fez com que o jovem se interessasse pelo som. Foi ela, aliás, quem o levou ao seu primeiro show de hardcore de sua vida.

Dave começou então a freqüentar eventos da cena rock da cidade de Washington. Enquanto o movimento musical tomava dimensões nacionais, começou a crescer também no garoto o desejo de participar dele. E foi na banda Freak Baby que ele teve sua primeira experiência no mundo da música.

Convidado pelos membros do conjunto, em um show de outra banda, para tocar com eles, Dave Grohl encantou-os primeiramente com sua guitarra, mas, após a saída do baterista do grupo, ele assumiu as baquetas, melhorando bastante a qualidade do conjunto, que passou a chamar-se Mission Impossible e ganhou importância no cenário em questão.

Porém, no verão de 1985, a banda separou-se para que dois de seus integrantes fossem à faculdade. Dave Grohl foi então contratado para tocar numa banda chamada A.O.C. A nova formação culminou em uma mudança de nome; o trio passou a se intitular Dain Bramage, que logo assinou contrato com o selo californiano Fart Blossom para lançar seus CDs.

Porém, muitas coisas interferiram para que o Dain Bramage jamais saísse em turnê. Uma delas foi a mudança na banda Scream, uma das principais na cena punk da cidade de Washington e que já tinha sucesso internacional, inclusive com shows na Europa em seu currículo. Kent Stacks, o baterista original, passava por problemas familiares e teve de deixar a banda. Depois de anúncios e testes sem sucesso, a banda finalmente recebeu Dave Grohl, fã declarado do Scream, para uma experiência. E, com atitude e técnica, ele assumiu as baquetas da banda com apenas 17 anos de idade.

Dave participou de turnês estadunidenses e européias com a banda Scream, além de estar presente, como músico e compositor, nas gravações de dois CDs. Nessa época, o músico começou a usar o estúdio para gravar material solo; em faixas múltiplas, Dave tocava todos os instrumentos e ainda cantava.

Em 1990, com o fim repentino da banda em Los Angeles, surgia a grande oportunidade da vida de Dave Grohl. Kurt Cobain e Krist Novoselic haviam visto um show do Scream em São Francisco e se encantaram com o novo baterista da banda. Em um teste, Dave mais uma vez encantou os rapazes, que viram nele o membro ideal para seu conjunto. Finalmente o Nirvana tinha um baterista à altura.

Dave participou de turnês estadunidenses e européias com a banda Scream, além de estar presente, como músico e compositor, nas gravações de dois CDs. Nessa época, o músico começou a usar o estúdio para gravar material solo; em faixas múltiplas, Dave tocava todos os instrumentos e ainda cantava.

Em 1990, com o fim repentino da banda em Los Angeles, surgia a grande oportunidade da vida de Dave Grohl. Kurt Cobain e Krist Novoselic haviam visto um show do Scream em São Francisco e se encantaram com o novo baterista da banda. Em um teste, Dave mais uma vez encantou os rapazes, que viram nele o membro ideal para seu conjunto. Finalmente o Nirvana tinha um baterista à altura.

Dave declarou que no Scream sentia-se tocando com sua família, enquanto que, no Nirvana, ele era apenas parte de uma banda. Talvez até por isso ele tenha, nesse período, gravado tanto material solo; sua música era, para ele, uma fuga desse cenário. O material que ele gravou nessa época – no período de “In Utero” do Nirvana – foi uma espécie de protótipo para o que hoje conhecemos como FooFighters.

Com o auxílio de uma gravadora da cidade de Washington, o músico lançou, sob o misterioso nome Late, a fita “Pocket Watch”. As músicas, gravadas somente por Dave Grohl, tocando todos os instrumentos com auxílio de múltiplas faixas de gravação, revelaram definitivamente seu talento como compositor. Porém, por alguns motivos, Dave preferiu não lançar a fita de maneira solo; os interessados tinham que correr atrás para descobrir quem estava por trás do Late.

Antes do seu trágico fim, em 1994, o Nirvana ainda lançou o álbum “In Utero”, do sucesso “Rape Me”; uma tentativa de voltar a um som mais pesado, mas que dividiu as opiniões de fãs e especialistas. Menos acessível, o CD não era voltado ao grande público, assim como o anterior. Com o suicídio de Kurt Cobain, Dave Grohl se afastou um pouco da música e da mídia.

Mike Watt foi quem encorajou Dave a voltar para a música, convencendo-o a tocar bateria em seu álbum solo. Após essa experiência, novamente em múltiplas faixas, Dave Grohl gravou, sozinho e em apenas cinco dias, as 17 faixas do que viria a ser o primeiro álbum do Foo Fighters.

O nome da banda é uma gíria usada pela Força Aérea Nacional estadunidense como sinônimo para OVNIs durante a Segunda Guerra Mundial. Escolhendo montar um grupo ao invés de simplesmente contratar músicos como apoio a uma carreira solo, Dave recrutou Pat Smear, de quem se tornou amigo em sua última turnê com o Nirvana; o guitarrista havia sido contratado pela banda para dar maior liberdade a Kurt Cobain.

William Goldsmith, baterista, e Nate Mendel, baixista, que vieram da banda Sunny Day Real State, completaram a primeira formação do Foo Fighters, naquela altura definitivamente pronto para lançar seu primeiro CD. Em 1995, a banda lançava seu homônimo álbum, o primeiro do novo grupo de Dave Grohl.

Dave envolveu-se no ínicio dos anos 90 com a Riot Grrrl , Kathleen Hanna da banda Bikini Kill e com a baixista da banda L7, Jennifer Finch. Dave Grohl casou-se duas vezes. A primeira vez foi com a fotógrafa Jennifer Youngblood de 1993 à 1997. Depois do divórcio, Grohl teve relacionamentos com Louise Post de Veruca Salt, com a artista solo e também com a baixista da banda Hole, Melissa Auf der Maur, e com uma snowboarder profissional, chamadaTina Basich.

Finalmente ele casou-se com sua segunda esposa, uma produtora da MTV chamada Jordyn Blum em 2 de Agosto de 2003, em Los Angeles. Entre os convidados para a cerimônia estavam Clive Davis, Jack Black, e seu ex-companheiro de Nirvana Krist Novoselic. No dia 15 de Abril de 2006, Grohl e sua esposa comemoraram a chegada de sua primeira filha, Violet Maye. Seu nome foi escolhido em homenagem à avó materna de Dave Grohl. Em 17 de Abril de 2009, nasceu a segunda filha do casal, Harper Willow. Há pouco teve seu nome num escândalo com Courtney Love.

O Reencontro

Depois de concluir o album Wasting Light em meados de Fevereiro de 2011, Grohl alugou um estúdio em Los Angeles para ensaiar a música, só ele, Novoselic, e o ex-guitarrista do Nirvana, Pat Smear, integrante permanente do Foo Fighters.

“Nós tocamos a música (Marigold) inteira e pensamos ter acabado,” Diz Grohl. “Éramos só nós três no estúdio e Krist disse, ‘Você tá afim de tocar uma das antigas?’, e eu disse, ‘Hmm…Ok’ porque nunca tínhamos feito isso antes. Nunca.”

Novoselic tinha uma música em particular. “Krist disse, ‘Dane-se, vamos tocar (Smells Like) Teen Spirit. E então tocamos Teen Spirit.”

A única pessoa além dos três no prédio inteiro era Scott, o dono do estúdio. “Scott abriu a porta e nos ouviu tocando Teen Spirit, parou por um segundo, ficou meio confuso e fechou a porta.”

“Depois que terminamos, Scott disse, ‘Ei pessoal, essa é muito boa – Vocês deviam ficar com ela.”

Grohl e Smear ainda parecem assustados com a coisa mais próxima de uma reunião do Nirvana que o mundo já viu.

“É meio esquisito,” diz Grohl.

“É bastante esquisito,” ressalta Smear.

“Eu nunca pensei que fosse acontecer,” complementa Grohl.”Mas aconteceu. Simples assim. Do melhor jeito que poderia acontecer.”

Outros Projetos

Não é apenas com o Foo Fighters que Dave Grohl se ocupa.

Em 2002, ele participou do CD “Songs For The Deaf” da banda Queens of the Stone Age tocando bateria e fazendo alguns shows.

Dave também participou do filme “Tenacious D, a palheta do Destino” e no clipe “Beelzeboss” da banda Tenacious D, formada por Jack Black e Kyle Gass, fazendo o papel do demônio no filme, além de participar como baterista de todo o álbum The Pick of Destiny.

Em 2004 ele lançou o Probot, projeto que reuniu grandes nomes do metal, e ídolos de Dave Grohl, como Lemmy (Motörhead), Max Cavalera (Sepultura, Soulfly), Cronos (Venom) entre outros para gravar um álbum de nome Probot, com onze faixas, lançado pela Southern Lord Records.

Em 2005 participou como baterista do álbum With Teeth do Nine Inch Nails.

Em 2009, junto com John Paul Jones (Led Zeppelin) e Josh Homme (Queens of the Stone Age), Grohl formou a banda Them Crooked Vultures, na qual ele toca bateria.

Além disso, Dave já tocou com os músicos mais importantes do mundo, sendo em shows ou participações em programas, dentre eles:

  • Bruce Springsteen
  • Chris Martin
  • David Bowie
  • Eagles of Death Metal
  • Eddie Vedder
  • Gnarls Barkley
  • Jack White
  • Jimmy Page
  • John Paul Jones
  • Juliette Lewis
  • Lars Ulrich
  • Lemmy Kilmister
  • Paul McCartney
  • Peter Frampton
  • Queen
  • Rush
  • Queens of the Stone Age
  • Red Hot Chili Peppers
  • R.E.M.
  • Serj Tankian
  • Slash
  • Tenacious D
  • The Prodigy
  • Tom Petty & The Heartbreakers
  • Trent Reznor – Nine Inch Nails
  • Max Cavalera
  • Alanis Morissette
  • Joan Jett
  • Roger Waters
” Tocar em diversas bandas, entrar para a história com uma delas, fixar seu nome a lembrança desta mesma, e ainda assim após o término dela, erguer uma nova assumindo a liderança e mostrando todo o trabalho q havia acumulado e preparando muito mais, ter criatividade de sobra para compor musicas para projetos paralelos as vezes muito diferentes de seu projeto principal é coisa para poucos, Dave é um desses e eu jamais conseguiria imaginar tudo o que esse cara ainda tem a nos mostrar…..”
By : The Black Garden
Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s